terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Cola para dentadura, por favor!



Acho que qualquer ser normal perdido em Berlim pela primeira vez, como eu, teria colocado o Brandeburg Gate no topo da To Do List!

Mas, gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu sei que vai parecer a futilidade da futilidade, só que o caso também pode ser considerado um problema quase sério de saúde!

A minha pele tá uó!!!!!! Sério!

E bem eu, que nunca fui muito de creme, perfume (até hoje praticamente nunca usei, acreditem) maquiagem, nem nada dessas coisas que a maioria das mulheres adora, dei o primeiro sinal de extrema futilidade de toda a viagem até agora no aeroporto Stansted, em Londres, quando tive um, digamos, probleminha ao passar pela segurança.

Primeiro, em defesa própria, preciso contar que no momento do incidente descrito a seguir, eu me encontrava em estado de desespero real: o ônibus que leva do centro ao aeroporto demorou uma hora e cinquenta para chegar, em vez de só uma hora, e eu estava prestes a perder o voo, faltavam cinco minutos para o portão fechar.

Quando cheguei na segurança, tive que tirar chapéu, três casacos, cachecol, bota... Além de tirar o notebook da mochila que já tava fechada daquele jeito, sabe? Pra nunca mais abrir... Demorei uns dez minutos nisso e, na minha cabeça, já rolavam cálculos de quanto gastaria numa segunda passagem.

Foi então que o segurança disse que tinha um problema na minha mochila e pediu a minha "permissão" para abri-la, revirá-la e ,enfim, causar até achar o meu hidratante para o rosto escondido dentro da minha necessaire (enquanto todos os outros líquidos já estavam na sacolinha transparente). Quando ele pegou o meu hidratante e disse que teria que jogar fora porque já não cabia na pobre sacolinha, eu comecei a chorar! Socorro!!! Acabou pra mim! Eu não queria chorar e só conseguia pensar "não acredito nessa situação". Claro que todo mundo ficou me olhando como se eu fosse a maior mula, sabe? Que faz transporte pra traficante?? Com dó de mim, ele disse então que eu poderia escolher qualquer outra coisa para jogar fora! E lá se foi minha pasta de dente holandesa (eu planejava levá-la como único souvenir de Amsterdam).

Pois é. Nunca liguei para creme mesmo. Só que a -10 graus, não existe gostar ou não. Eu preciso!!!! O frio entra no meu rosto como uma navalha fina e deixa minhas bochechas tão vermelhas quanto as das irlandesas!

Bom, é isso. Quando cheguei aqui e percebi que o meu super hidratante, da Clarins, não tava funcionando tão bem como em Dublin, o Brandeburg Gate deu lugar ao hydraphase riche da La Roche-Posay. E a outros itens do que eu chamo de survival shop - como diria minha mãe, nada além do ncessário!

Acontece que qualquer compra que levaria dez minutos na língua materna pode levar meia hora em alemão - não que eles não entendam meu alemão, eu é que não tenho nenhum mesmo.

Antes de vir, todo mundo me dizia que eu não precisava me preocupar, que eles falavam inglês super bem, com fluência e tudo mais (tá, inventei isso). Mas fiquei bem surpresa quando não consegui me comunicar nem no mercado, nem na farmácia (quando por muito pouco não comprei cola pra dentadura em vez de pasta de dente) e nem na Berliner Dom! opaaa Viu só como fiz algo útil hoje?? Pois é, vi alguns prédios muito bacanas rodeados de neve bem alta em Alexandreplatz, onde fica a TV Tower, no centro, e mais bonito foi, de longe, o da Catedral de Berlim.

E olha só o desastre: eu me perdi lá dentro depois de ir ao banheiro e, quando perguntei como fazia pra voltar, o segurança alemão (só pra dar um tom neonazista na história) gritou: "Exit, there!" Então tentei de novo explicar que não queria ir embora ainda, que queria ir ao museu... Mas mesmo depois do meu "How can i get back there?" com carinha de gatinho fofo do Shrek, a reação dele não mudou: "Exit, THEEEEEEEERE!!!". Fiquei tão assusta que automaticamente caminhei em direção à saída. Mas depois voltei. :)

De fora, a catedral parece maior e é mais imponente. É a maior igreja protestante de Berlim e foi reconstruída em 1894 (na verdade, uma primeira igreja foi construída ali em 1465, mas em 1745 deu lugar à primeira catedral, em estilo barroco). A atual também tem estilo barroco (dentro dela um pulpito de madeira é uma das coisas mais bonitas, depois do órgão chamado Sauer, enorme, que eu pude ouvir enquanto estava lá, durante uma missa que começou do nada! Nem o Pai-Nosso eu entendi em alemão! Ai que pecado!

A arquitetura também tem influências renacentistas, parece que o imperador Willem II, que mandou construir a catedral, queria uma igreja protestante comparável à Basílica de São Pedro, do Vaticano. Hummm, deixa eu ver.... Ai, acho que São Pedro é mais legal! hahahah Sério! Talvez não tanto por fora, mas o interior certamente, fora a história da São Pedro (ele tá enterrado lá, by the way)... Mas isso já é assunto para outro post, sobre Roma, o Andy e a Rachel, ou Raquerrrr!!

Just run!

Acabei de fazer outra To Do List mentalmente. Fernando, não se preocupe, Brandeburg é a primeira coisa para amanhã!

((Foto 1: Caminho do albergue até o centro. É tão bonito que nem ligo para o vento a - 8 graus batendo na minha cara!))

((Foto 2: A neve que eu tive que atravessar para chegar à Catedral de Berlim!))

2 comentários:

  1. Putz! Tou com o seu irmao nao da para esquecer o Porta de Brandenburgo, nem uma visita na cupula do Bundestag!!
    A minha dúvida é quem é mais nazista o cara ingles do aeroporto ou o alemao da catedral???!! Acho que umas estrelinhas na roupa e um pouco de autoridade e o pessoal viaja!!!

    ResponderExcluir
  2. Juliana, vc não existe. Fico imaginando sua cara de espanto com 'exit theeeere'. Uma coisa bem americana? Hahahaha. Volta logo, que eu quero todas essas loucuras ao vivo!

    ResponderExcluir